A Luz e a Não-Luz



A Luz e a Não-Luz

Janine Milward

Sendo o Mundo da Não-Manifestação advindo do Tao, o Caminho, apenas espelhado ou manifestado pelo Mundo da Manifestação, surgem a Luz e a Não-Luz, o princípio criativo e a energia cósmica que realizam esta Criação ou espelhamento ou manifestação.

Aquilo que não pode ser nomeado, o Tao, o Caminho, o Vazio, finalmente é nomeado, manifestado, através de seu espelhamento realizado pela Luz e a Não-Luz.

A Luz e a Não-Luz seriam as definições mínimas da dualidade cabível na primordialidade da Criação, ou Mundo da Manifestação, ou Céu Posterior, ou Tai Chi (que nos revela o Sublime Yang e o Sublime Yin – a Luz e a Não-Luz).

Quando existe a interação entre a Luz e a Não-Luz, estaremos falando, então, da Criação e da mutação constante existente dentro dessa Criação, em ciclos de nascimento, vida e morte.

A Criação – nascendo dentro do útero do Tao, o Caminho – em seu processo de eterna mutação, vai apresentar a constância da realização da duração, ou seja, a Criação, em sua multiplicidade, vai sempre se metamorfoseando, transformando, mudando, transmutando em tempo e espaço e em seu Caminho de eterno retorno – realizando assim, o movimento do Caminho dentro do Mundo da Manifestação.

Assim, o Mundo da Não-Manifestação possui apenas plena interiorização..... enquanto o Mundo da Manifestação, por estar contido dentro do Mundo da Não-Manifestação, possui exterioridade ao mesmo tempo que interioridade, certamente. E por possuir este duplo aspecto, está em constante estado de mutação: ora a Criação faz face à sua exteriorização, ora à sua interiorização, ora a Luz entra em cena, ora a Não-Luz entra em cena.

A partir desta dualidade mínima - Luz e Não-Luz, Exteriorização e Interiorização -, toda a Criação sob o Tao realiza-se. E esta realização acontece sempre fusionando a constância da Vida à duração da vida, em ciclos que vão do sutil ao denso e de retorno ao sutil, sempre em eterno retorno, sempre em eterna mutação.

O retorno é o movimento do Caminho
A suavidade é a atuação do Caminho
Os seres sob o céu nascem da existência
E a existência nasce da não-existência
Lao Tse, Capítulo 40 do Tao Te Ching

COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
JANINE MILWARD

FOTO: SÍTIO DAS ESTRELAS, Janine Milward
TEXTO EXTRAÍDO DO MEU LIVRO
O CAMINHANTE CAMINHANDO SEU CAMINHO
http://ocaminhantecaminhandoseucaminho.blogspot.com.br/