De mente à Mente - De consciência à Consciência








De mente à Mente
De consciência à Consciência


Janine Milward


Desde o momento em que o Caminhante passa a considerar a busca e o encontro com a Consciência Cósmica como o ideal e meta da existência, seu Caminho da Bem-Aventurança - o começo da ampliação da mente em Mente, da consciência em Consciência -, a dor se instala em seu coração e em sua mente.

Que dor é essa?  Não é uma dor física, é uma dor emocional.

Para cada Caminhante, a dor tem seu início de uma maneira diferenciada.

Existe o fato de que o Caminhante passa a se conscientizar mais e mais sobre tudo aquilo que é apenas efêmero e transitório - a duração em escala menor, média ou maior - e tudo aquilo que é constante e duradouro, eterno, infinitizado.  Isso é Viveka, o Discernimento verdadeiro.

Teoricamente, tudo pode parecer fácil.  No entanto, a sociedade moderna instiga seus cidadãos a apenas vivenciarem aquilo que é efêmero, transitório, momentâneo - mesmo que tudo isso possa significar uma vida inteira, um ciclo total de uma vida.

Sendo assim, instala-se no Caminhante um sentimento de estar sozinho.  No entanto, é certo que existem seus pares, ou seja, outros Caminhantes que também estão trilhando seus Caminhos da Bem-Aventurança e que estão sentindo suas dores pessoais, que também estão se sentindo solitários. 

É sempre bom que o Caminhante possa buscar seus novos pares e que, por outro lado, aprenda a desenvolver seu sentimento de compaixão pelo seu Outro, seus antigos amigos, seus parentes, enfim, todos aqueles que não estão exatamente acompanhando o mesmo trilhar do Caminhante.

Poderíamos citar tantas outras dores que podem surgir: as pessoas, de forma geral, adoram comer carne e não se importam em bem cuidar e bem proteger os animais  - sendo assim, a opção pela alimentação vegetariana pode trazer um certo tom de solidão...

E, é fundamentalmente importante que o Caminhante se conscientize do fato de que, ao realizar sua opção por transmutar sua mente em Mente, sua consciência em Consciência, sua dor acerca a conscientização de suas ações começa a se mostrar mais e mais insistente.  Ou seja, sabemos que cada ação, Karma, traz sua reação em potencial, Samskara.

Sendo assim, o Caminhante passa a aprofundar-se em seu auto-conhecimento, buscando concentrar essa busca em tudo aquilo que cometeu enquanto ação não tão positiva e que, seguramente, estará lhe retornando, mais dia menos dia, mais vida menos vida (se não nesta vida, em vidas futuras) enquanto reação não tão positiva.

Portanto, a conscientização sobre Karmas e Samskaras passa a ser uma experiência cotidiana e, por vezes, bem dolorosa.  Nem sempre a conscientização de ações pouco simpáticas que realizamos no passado nos é prazerosa - daí a dor.

Porém, é certo que a transmutação de mente em Mente, de consciência em Consciência, sempre estará levando o Caminhante a se conscientizar mais e mais sobre suas ações passadas, tanto positivas quanto negativas - e suas potenciais reações hoje, amanhã e no futuro - bem como estará conscientizando o Caminhante a investigar profundamente onde residem as raízes que o levaram a praticar essas ações, tanto positivas quanto negativas..., bem como estará conscientizando o Caminhante a relembrar-se de reações  que já lhe foram cobradas nesta vida atual, Samskaras que fizeram parte de sua vida, tanto em termos mais positivos quanto em termos mais negativos e onde residem as raízes que levaram este Caminhante a reagir diante desses Samskaras.

Por tudo isso, vemos que o Caminhante posiciona diante de si, em profundo ato de auto-conhecimento, tudo aquilo que pode reconhecer enquanto seu Dharma - sua essência mais essencial - e como seu Livre-Arbítrio é acionado diante da prática de suas ações, Karmas, e diante da realidade de vivenciar, resgatar e exaurir Samskaras, as reações oriundas de suas ações anteriores, tanto nessa vida quanto em vidas anteriores.

E também é fundamental que o Caminhante perceba que, no momento em que passa a trilhar seu Caminho da Bem-Aventurança, estará alquimizando, atraindo, trazendo à tona para si mesmo alguns Samskaras, reações em potencial, tanto negativas quanto positivas, que não exatamente tenham sido idealizadas pela Alma do Caminhante no momento da decisão de sua encarnação...

Ou seja, em cada encarnação, o Caminhante traz consigo a síntese de Samskaras que estará tendo que vivenciar, resgatar e exaurir.  Quando acontece de o Caminhante expandir sua consciência em Consciência, a tendência da Alma do Caminhante é de ir usando esta mesma vida para já ir resgatando Samskaras que não estavam programados para serem vivenciados nesta vida atual!  Por esta razão, existe a dor... porque o Caminhante não exatamente consegue perceber de onde essa reação, esse Samskara - fundamentalmente se o Samskara é negativo - adveio..... (porque é advindo de vidas anteriores e que não fazem parte do conjunto de lembranças conscientizadas do Caminhante, ou seja, jazem no mais profundo recôndito de seu inconsciente).

No entanto, Srii Srii Anandamurti nos consola:

“As dificuldades não podem ser maiores que sua capacidade de vencê-las”

A verdade é que todas estas questões - Karmas e Samskaras negativos e positivos - concorrem para que o Caminhante se conscientize mais e mais acerca suas ações: não criar mais ações negativas, Karmas negativos, é o melhor caminho... de forma a não ter que vivenciar mais reações negativas, Samskaras negativos, tanto ainda nesta vida quanto em vidas futuras.

O Caminhante sabe, em sua expansão de consciência em Consciência, que quanto menos Samskaras negativos tiver que vivenciar em sua vida atual e em suas vidas futuras, melhor será para que possa ir avançando mais e  mais em seu Caminho da Bem-Aventurança.

O Caminhante sabe que quanto mais Iniciações receber nesta vida, mais Samskaras negativos advindos desta vida e de vidas anteriores, terá que vivenciar e resgatar e exaurir.

A vida humana é curta.
É aconselhável que tomemos todas as Lições
em relação à Sadhana o mais breve possível.

Assim nos aconselha Srii Srii Anandamurti, o Mestre do Tantra primordial e do Caminho da Bem-Aventurança.

O Caminhante sabe que pode até alcançar e ser bem-sucedido em tornar-se um Homem Iluminado... porém sabe também que ainda terá Samskaras a serem vivenciados e resgatados e exauridos e ainda estará atrelado à Roda da Vida, à Samsara, a retornar à encarnação em vidas e mais vidas até que não mais pratique quaisquer Karmas negativos e não mais tenha que vivenciar, resgatar e exaurir quaisquer Samskaras negativos...: será o momento em que sua Mente Iluminada e Infinitizada terá lhe proporcionado a conclusão de seu Caminho da Liberação, lhe trazendo Vida Iluminada e Infinitizada junto à Suprema Consciência.

O Caminhante sabe que quanto mais avançar em seu Caminho da Iluminação - e, posteriormente, em seu Caminho da Liberação -, mais e mais solitário e diferenciado de quase todo o resto da sociedade se sentirá.... (com a exceção, é claro, de seus prováveis seguidores, seus discípulos, todos aqueles que já possivelmente estarão se sentindo atraídos por sua Luz e por seus Conhecimentos e por sua Devoção e por sua Ação Pura).

Srii Srii Anandamurti nos consola:

Você não está só ou abandonado.
A força que guia as estrelas,
Guia você também.




 COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
JANINE MILWARD
Foto: Sítio das Estrelas, Janine Milward
TEXTO EXTRAÍDO DO MEU LIVRO
O CAMINHANTE CAMINHANDO SEU CAMINHO
http://ocaminhantecaminhandoseucaminho.blogspot.com.br/