Mente e Luz


Buganvília à beira do lago, no Sítio das Estrelas


Mente e Luz

Janine Milward

A Suprema Consciência, no Mundo da Não-Manifestação, é expressa através da Mente Cósmica imajada para o Mundo da Manifestação através da Luz.

A mente é manifestada através da Luz.

Tudo é Luz.

Toda a Criação advinda do Mundo da Manifestação (que é oriundo do Mundo da Não-Manifestação) é o exercício da mente através da formalização da Luz.

No entanto, essa energia mental formalizada através da Luz é tão somente uma manifestação mental. Toda a Criação é tão somente uma manifestação mental formalizada através da Luz.

Poderemos, então, dizer que a Criação, por ser uma manifestação mental formalizada através da Luz, é tão somente uma ilusão, Maya. Essa ilusão porém, dentro do Mundo da Manifestação, é realizada através de sua própria capacidade de expressão dentro da Criação através da Energia Cósmica, Prakrti, o Princípio Operativo. A natureza como um todo é uma formalização dessa ilusão expressada no Mundo da Manifestação.

A Luz, portanto, é como uma ferramenta usada por Prakrti (através sua capacidade de atuar enquanto Energia Cósmica sobre a Criação).

Não apenas a Luz é a ferramenta como também é a própria matéria prima da Criação, tanto em seu sentido de objetividade quanto em seu sentido de subjetividade.

Luz é matéria. Sendo a Criação uma realização da Mente Cósmica, essa manifestação de criação é realizada através da Luz.

Dessa forma, tudo aquilo que vemos na natureza - você, eu e o todo -, são composições de Luz.

Da mesma forma, tudo aquilo que não podemos ver na natureza também são composições de Luz.

Apenas que, objetivamente, aquilo que podemos considerar como pertencente ao Mundo da Não-Manifestação e à constância, é composto pela Luz manifestada.

Enquanto que, subjetivamente, aquilo que podemos considerar como pertencente ao Mundo da Manifestação e à eterna mutação, é composto pela Não-Luz manifestada.

Sendo a Mente manifestada através da Luz e da Não-Luz, o tudo e o todo e o nada da natureza, você e eu e a Criação somos uma coletividade de expressão de criação sim, tanto de maneira objetiva quanto subjetiva, mas somos, fundamentalmente, uma unicidade com o a Mente Cósmica que, por sua vez, é advinda da Suprema Consciência, o Princípio Inicial.

Dentro da ilusão e de sua realização objetiva e subjetiva para a manifestação da Criação através da Energia Cósmica, Maya e Prakrti atuam como canalizadores, digamos assim, da Mente Cósmica.

Nós somos a própria Mente Cósmica espelhada em natureza. Nós somos o Criador espelhado em Criação.

Sendo nós a própria Mente Cósmica espelhada em natureza, vivenciamos essa mesma natureza (manifestada em Criação através de Prakrti) de acordo com a forma e magnitude em que usamos nossa mente.

Portanto, podemos inferir que toda a Criação que conhecemos é apenas e tão somente a criação daquilo que nossa mente consegue formalizar e manifestar - através de nossa própria Prakrti individualizada, digamos assim – ao mesmo tempo em que coletivizada (já que vivenciamos essa Criação de forma coletiva).

Trocando em miúdos, esse universo que conhecemos e vivemos é uma manifestação da Maya criativa e da Prakrti em seu Princípio Operativo, em sua Energia Cósmica, fusionado com Purusa, a expressão da Mente Cósmica, e que pode ser mentalmente reconhecido e vivenciado por toda a natureza nesse mesmo nível de desenvolvimento e ação da mente...

Se pensarmos assim, podemos entender que possivelmente existirão outros universos e níveis de Criação paralelos a este que vivemos e reconhecemos e que poderão ser vivenciados e reconhecidos pela natureza e seres afeitos mentalmente de acordo com estes outros universos, ou mundos.

Obviamente, ao ampliarmos mais e mais nossa mente, teremos a possibilidade de alcançarmos e compreendermos alguns desses tantos outros níveis da Criação.

Avançando neste campo de compreensão, também podemos inferir que, se estamos mentalmente adequados a este universo que vivemos e conhecemos durante a nossa chamada "vida".... também certamente será através da nossa evolução mental – ou não – que estaremos vivenciando e conhecendo o universo ou mundo quando de nossa chamada "morte".

Ou seja, ao efetuarmos nossa passagem, ao deixarmos a vida, ao entrarmos na morte, estaremos nos colocando em alguma situação ou lugar aonde nossa circunstância mental adquirida em vida realizou, criou, manifestou. Possivelmente, não estaremos sozinhos não, estaremos, sim, juntos aos seres e à natureza adequada à manifestação daquele determinado estado mental.

E novamente, todas estas vivências e todos estes conhecimentos, seja dentro da Luz ou seja dentro da Não-Luz, seja dentro da chamada vida ou seja dentro da chamada morte, seja em que dimensão for..., são criações realizadas pela Energia Cósmica de Prakrti, o Princípio Operativo, e podendo também ser reconhecidos como a ilusão, Maya, que manifesta a Criação dentro do Mundo da Manifestação.

COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
JANINE MILWARD

FOTO: SÍTIO DAS ESTRELAS, Janine Milward
TEXTO EXTRAÍDO DO MEU LIVRO
O CAMINHANTE CAMINHANDO SEU CAMINHO
http://ocaminhantecaminhandoseucaminho.blogspot.com.br/