Interioridade e Exterioridade


Interioridade e Exterioridade

Janine Milward

Dentro do Mundo da Não-Manifestação existe apenas interioridade. O Tudo e o Todo e o Nada estão contidos dentro do Mundo da Não-Manifestação.
A Criação do Mundo da Manifestação advém da plenitude da interioridade do Mundo da Não-Manifestação. No entanto, sempre o Mundo da Não-Manifestação permanece absolutamente interiorizado.... porque toda a Criação está contida dentro dele, bem como o próprio Mundo da Manifestação.
Assim, o Mundo da Não-Manifestação possui apenas plena interiorização..... enquanto o Mundo da Manifestação, por estar contido dentro do Mundo da Não-Manifestação, possui exterioridade ao mesmo tempo que interioridade, certamente. E por possuir este duplo aspecto, está em constante estado de mutação: ora a Criação faz face à sua exteriorização, ora à sua interiorização.
Somente o Tao é plenamente interiorizado.
.....................
Eu penso que um dos conceitos mais difíceis a serem apreendidos realmente é este de que somente o Tao é plenamente interiorizado.
Penso que podemos compreender esta questão de maneira racional, lógica, certamente, ou seja, o Mundo da Não-Manifestação possui apenas plena interiorização..... enquanto o Mundo da Manifestação, por estar contido dentro do Mundo da Não-Manifestação, possui exterioridade ao mesmo tempo que interioridade. E por possuir este duplo aspecto, está em constante estado de mutação: ora a Criação faz face à sua exteriorização, ora à sua interiorização.
. No entanto, penso que a verdadeira compreensão desta questão somente poderá vir a acontecer através nosso Caminhar através nosso Caminho em quase toda sua plenitude, ou seja, nos levando a alcançarmos nosso momento de Iluminação já voltada para o cultivo do longo Caminho da Liberação ou Imortalidade.
A interiorização plena que somente acontece ao Tao, ao Mundo da Não-Manifestação, poderá ser mais bem compreendida por nós quando estivermos diante do verdadeiro Vazio, a plenitude de todo longo trajeto da prática espiritual ao longo de tantas e tantas encarnações; quando estivermos diante da Verdade, quando estivermos efetivamente nos fusionando ao Tao.
Talvez ainda dentro do Mundo da Manifestação possamos ter uma idéia sobre o que significa a plenitude da interiorização através nosso sono profundo.... Porém, mesmo assim, estaremos vivenciando outras dimensões ainda pertencentes ao Mundo da Manifestação....
Talvez, quando estivermos diante do Portal que fronteiriça os Mundos da Manifestação e da Não-Manifestação..., possamos compreender melhor o que significa a absoluta interiorização do Tao e do Mundo da Não-Manifestação e todo o recolhimento em si do Mundo da Manifestação;
A absoluta interiorização não pode ser mensurada ou traduzida ou comentada por alguma forma de linguagem pelo fato de estar além de qualquer possível linguagem.
COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
JANINE MILWARD


FOTO: SÍTIO DAS ESTRELAS, Janine Milward
TEXTO EXTRAÍDO DO MEU LIVRO
O CAMINHANTE CAMINHANDO SEU CAMINHO
http://ocaminhantecaminhandoseucaminho.blogspot.com.br/