mente e Mente - consciência e Consciência

Meus pais e São Francisco de Assis, em meu Altar no Sítio das Estrelas



mente e Mente
consciência e Consciência


Janine Milward


            É fundamental que o Caminhante possa compreender que existe um certo tom de diferenciação entre mente e Mente e entre consciência e Consciência e entre Mente e Consciência.

            Se o Caminhante bem se apercebeu, o Princípio Inicial pode ser nomeado como a Suprema Consciência.  A Suprema Consciência se traduz enquanto Nirguna Brahma, o Mundo da Não-Manifestação, a Consciência não-manifestada mas que é a verdadeira única realidade, o Uno, o Absoluto.

            A Mente Cósmica pode ser compreendida enquanto uma expressão mais objetivada, digamos assim, mais manifestada, daquilo que entendemos como a Suprema Consciência - a qual não se tem palavras, não se tem linguagem para falar sobre.

            A Mente Cósmica - por advir da Suprema Consciência, do Mundo da Não-Manifestação, e por, de alguma maneira, já poder expressar sobre sua descendência, sobre sua Criação, digamos assim - pode ser compreendida como a expressão da Suprema Consciência que transita entre os dois Mundos, da Não-Manifestação e da Manifestação: é o Portal.

            Esta Mente Cósmica expressa-se através Purusa, o Eu ou Eu Sou Primordial, e é, como vimos anteriormente, advinda da Suprema Consciência, Paramapurusa, e é aquela que, em fusionada à Prakrti, o Princípio Operativo, a Energia Cósmica, fazem ambas acontecer o Princípio da Movimentação, princípio esse que dá berço à Criação através o Ciclo da Vida, o Ciclo de Brahma, onde tudo começa a partir do Sutil, Eu Sou já expresso no Eu Farei - que habita o Portal - e alcança sua objetividade máxima no denso, Eu Sou já expresso pelo Eu Farei seguido do Eu Faço... e torna-se Mutativo e já voltado para assumir seu Eu Sou expresso pelo Eu Fiz (em seu Princípio Estático) e em seu retorno à Fonte Primordial, ao lugar onde Purusa, o Eu Sou Primordial, e Prakrti, o Princípio Operativo da Criação, se encontram, se unem e se desunem, se unem...

            A Suprema Consciência e o Mundo da Não-Manifestação podem ser traduzidos por Interiorização absoluta e por Constância da Vida.

            A Mente Cósmica habita, por assim dizer, o Portal entre os Mundo da Não-Manifestação e da Manifestação e pode ser traduzida por Interiorização e Exteriorização e por Constância da Vida já orientada para atuar enquanto duração da vida. 

            Ou seja, a Mente Cósmica é como se fosse o Diplomata que atua entre a Suprema Consciência e Purusa, a Mente Cósmica já podendo ser manifestada através o Eu ou o Eu Sou - porque será o entrelaçamento entre Purusa e Prakrti, o Princípio Operativo que trará a expressão Sou para ser agregada ao Eu manifestado por Purusa, a expressão mais próxima da Mente Cósmica.

            Sendo assim, quando a Mente Cósmica volta-se para a Suprema Consciência, ela pode ser expressa  pela Interiorização absoluta e pela Constância da Vida.  Quando a Mente Cósmica volta-se para Purusa, a Mente Manifestada, ela pode ser expressa pela Interiorização já voltada para fazer acontecer a Exteriorização e pela Constância da Vida já voltada para fazer acontecer a Criação através o Ciclo da Vida - que traz em si mesmo a movimentação em três partes principais e estas três partes já apresentam a duração da vida, saindo da sutileza e se encaminhando para a densidade da matéria e se transmutando de maneira a novamente retornar à sutileza.
           
            Podemos, então, compreender  que, por fazermos parte da Criação e, consequentemente, do Ciclo da Vida, do Ciclo de Brahma, Brahmacakra, possuímos mente que é traduzida enquanto duração da vida.  Quando passamos a nos conscientizar mais e mais sobre nosso Retorno à Fonte Primordial, temos a potencialidade de expandirmos nossa mente (de duração de vida) em Mente voltada para se fusionar com a Mente Cósmica, dessa forma nos proporcionando uma Mente que pode ser traduzida enquanto duração de vida e enquanto busca de Constância da Vida.

            No momento em que passamos a nos conscientizar mais e mais sobre o fato de que o verdadeiro Retorno à Fonte Primordial pressupõe encontrarmos e nos fusionar à Suprema Consciência, à Constância da Vida, ao Mundo da Não-Manifestação, então, estaremos potencialmente voltados para transmutarmos nossa consciência em Consciência.
           
                  Srii Srii Anandamurti está sempre nos relembrando:

A meta da vida humana é fusionar-se a Paramapurusa, à Suprema Consciência.