Suprema Consciência, Mente Cósmica, mente, consciência, Consciência


Lago no Sítio das Estrelas


Suprema Consciência, Mente Cósmica,
mente, consciência,
Consciência

Janine Milward

O Tantra nos revela que a Mente Cósmica é um reflexo da condensação da Consciência Cósmica. A Consciência Cósmica habita, digamos, o Mundo da Não-Manifestação e se objetiva através do Mundo da Manifestação na Mente Cósmica que, por sua vez, se condensa em matéria. Dentro da matéria, surge a mente da Criação.

A mente da Criação é, portanto, uma parte constante e atuante do Mundo da Não-Manifestação e do Mundo da Manifestação. No entanto, mente da Criação e Mente Cósmica são iguais e ao mesmo tempo, diferentes.

Ambas são iguais no sentido de que advêm do Princípio Primordial, da Suprema Consciência, da Consciência Cósmica, de Paramapurusa.

E são diametralmente diferentes no sentido de que ao Mente Cósmica é apenas interiorizada... como reflexo da Consciência Cósmica que apenas possui absoluta Interiorização.

A mente da Criação é tanto interiorizada quanto exteriorizada, tendo, inclusive, maior força na segunda afirmação, ou seja, em sua exteriorização.

A mente em sua qualidade de unicidade, Shiva, é a Mente Cósmica.

A mente em sua qualidade de coletividade, Jiiva, é a mente da Criação que vai deslizando e condensando dentro do Mundo da Manifestação até expandir-se em sua plenitude de infinitude e de iluminação, através da eterna mutação da Criação até retornar à sua sutileza essencial dentro do Mundo da Não-Manifestação, quando volta a ser Shiva, a Mente Cósmica.

Assim, nós – os possuidores da consciência da plenitude de nossa mente – somos aqueles que podemos cruzar a ponte entre a mente da Criação e a Mente Cósmica advinda da Consciência Suprema. É Atman.

Esses são os Caminhos da Iluminação e da Liberação.

COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
JANINE MILWARD

FOTO: SÍTIO DAS ESTRELAS, Janine Milward
TEXTO EXTRAÍDO DO MEU LIVRO
O CAMINHANTE CAMINHANDO SEU CAMINHO
http://ocaminhantecaminhandoseucaminho.blogspot.com.br/